Após anos de abandono, nova balança de pesagem é instalada na BR-282 em Maravilha, SC


Foto: Ederson Abi/WH Comunicações

A BR-282 tem nova balança de fiscalização. A empresa Consórcio Umo-BR, de Belo Horizonte, vencedora da licitação, iniciou a instalação de um novo equipamento de pesagem de cargas para fiscalização de excesso de peso, nas proximidades da base operacional da PRF, em Maravilha. O trabalho no local começou na segunda-feira (24) e segue durante a semana, com colocação da balança e instalação de dispositivos elétricos. A balança é móvel.

O processo de instalação de um novo sistema é realizado após anos de muitos problemas. A balança está paralisada, fora de operação, há pelo menos quatro anos. Antes disso, o trabalho era executado entre períodos de paralisação e problemas técnicos. Por duas vezes, a primeira em 2016, a Justiça, pelo juiz federal de São Miguel do Oeste, Márcio Engellmann, concedeu limitar para resolução do problema, estipulando prazo de seis meses para o conserto. A última limitar foi expedida em julho de 2018.

Diferente do que existia, a nova estrutura é uma balança móvel, com uma tecnologia e infraestrutura diferente. O equipamento no chão estará ligado a um sistema dentro de um caminhão, que será a base operacional. Quatro trabalhadores devem ficar no local operando o equipamento das 7h às 17h, mas poderá atuar no fim de semana e em outros horários alternados.
Após instalada, a nova balança vai operar por 30 dias em formato de orientação para os motoristas. Depois, inicia o período de punição, caso haja irregularidade no peso dos veículos.

Comentários

Postagens mais visitadas