sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Nova tecnologia de pesagem de carga em rodovias será implementada no Brasil a partir de 2017

Estima-se a instalação inicial de 35 unidades espalhadas nas cinco regiões do País; sistema dispensa redução de velocidade dos veículos.




Será implementado nas rodovias federais das cinco regiões do Brasil, a partir de 2017, os 35 primeiros PIAFs (Postos Integrados Automatizados de Fiscalização). Trata-se de um novo modelo de posto de pesagem desenvolvido pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), em parceria com o LabTrans (Laboratório de Transportes e Logística) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


O DNIT afirma que atualmente haja 73 PPVS (Postos de Pesagem Veicular) em funcionamento nas vias brasileiras, que foram construídos na década de 1970 e fazem o controle de pesagem manualmente por agentes de trânsito, sendo 41 fixos e 32 móveis.

“A tecnologia envolvida garante mais agilidade no controle do excesso de peso ao fiscalizar os veículos enquanto trafegam na rodovia na velocidade normal da via”, comenta o coordenador-geral de Operações Rodoviárias do DNIT, Alexandre Castro Fernandes.

O PIAF possibilita a operação sem a presença física do agente de trânsito, que passa a exercer suas atividades em Centros de Controle Operacionais. A tecnologia do sistema de pesagem em movimento por meio de sensores de escâner a laser e as câmeras instaladas nas rodovias dispensam a necessidade de redução da velocidade dos caminhões.

Os agentes da Estação de Controle selecionam, previamente, os caminhões com indicativo de excesso de peso, de dimensões ou outras irregularidades que serão orientados por meio de painéis eletrônicos a reduzir a velocidade e passar pela balança de precisão no posto de fiscalização.

Os 35 novos postos licitados serão instalados em rodovias administradas pelo governo federal em 14 estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das unidades já planejadas, outras 27 já foram validadas e 64 potenciais locais foram identificados pelo DNIT.

Com informações da CNT


FONTE: transportabrasil.com.br/2015/07/nova-tecnologia-de-pesagem-de-carga-em-rodovias-sera-implementada-no-brasil-a-partir-de-2017/