Inovação e tecnologia na Digital Agro

Feira mostra para o produtor rural como a transformação digital amplia oportunidades na agropecuária 




A segunda edição da Digital Agro acontece no Parque Histórico de Carambeí (PR), nos dias 13 e 14 de junho (Foto: Divulgação)


Nos dias 13 e 14 de junho, a Digital Agro, uma das principais feiras de tecnologia digital para o agronegócio, acontece no Parque Histórico de Carambeí, no Paraná. Em sua segunda edição, o evento, realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, deve receber mais de 6 mil pessoas, público formado por produtores rurais, pesquisadores, estudantes, técnicos e visitantes em geral.
O objetivo da Digital Agro é mostrar como a transformação digital amplia oportunidades no campo para empresas e empreendedores. A agropecuária digital vai aumentar a produtividade e alterar as relações comerciais nos próximos anos. Pouco tempo atrás, o trabalho no campo era de força, e os instrumentos não faziam com que esse esforço fosse empregado de forma mais inteligente. Essa situação está mudando completamente. Quem investir em tecnologia da informação, aplicando os dados analíticos de forma eficiente, sairá na frente por responder adequadamente aos desafios impostos pela transformação do negócio.

Na Agricultura 4.0, a produção digital e a visualização de dados cruzados entre diferentes áreas do conhecimento resultam em eficiência, incentivando produtividades mais expressivas. Estudos feitos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que o Brasil é um dos países do mundo em que a produtividade agropecuária mais cresce. Entre 1975 e 2015, a taxa média de crescimento foi de 3,58%. De 2006 a 2010, houve crescimento de 4,28% ao ano. A tecnologia vai favorecer a obtenção de resultados ainda melhores. Já na chamada Pecuária 4.0, a digitalização do campo auxilia na gestão pecuária, o que permite decisões mais rápidas e assertivas, fundamentais para lucros maiores.

Nessa realidade, ganham espaço robótica, automação, nanotecnologia, Internet das Coisas, Big Data, blockchain e sistemas em rede. Esses assuntos estão previstos na programação oficial, que contempla palestras, discussões e práticas, dentro de quatro grandes temas: Megatendências, Agricultura 4.0, Pecuária 4.0, Agronegócio do Futuro. Para falar sobre esse universo ascendente, estarão presentes especialistas como Gil Giardelli, estudioso em inovação e tecnologia digital, e Carlos Ortiz, que falará sobre os riscos e as oportunidades da digitalização. Destaque ainda para o especialista em segurança da informação Paulo Pagliusi, o consultor de inovação Luis Rosquilha e o líder de divisão de agricultura digital da IBM Brasil, Luiz Otávio Fonseca.
Como na primeira edição, os painéis atenderão à expectativa do público. No ano passado, quebramos o paradigma de que as tecnologias estavam distantes do produtor rural. Temos a certeza hoje de que ele não só poderá conhecer como também implementar as novidades no seu cotidiano”, afirma o superintendente da Frísia Cooperativa Industrial, Emerson Moura.
Não faltarão exemplos de inovação ao longo dos dias do evento. A startup gaúcha Cowmed vai apresentar sua tecnologia de monitoramento de conforto e bem-estar animal. Essa solução é capaz de acompanhar e avaliar nutrição, saúde e reprodução das vacas. As informações que indicam se a dieta está adequada, se existe alguma doença ou até mesmo se elas estão no período fértil são coletadas por uma coleira usada pelo animal. Os dados são transferidos pela nuvem e avaliados por profissionais de diferentes formações, que enviam relatórios para a propriedade.

A Agro1 mostrará o Agrogestão, um software para agricultores e sementeiras que organiza e integra processos para otimizar o tempo do gestor. Também vai disponibilizar a plataforma AQILA, que permite ao agricultor monitorar remotamente e a qualquer tempo os itens essenciais da lavoura. Já a empresa de maquinários agrícolas Stara destacará sua Telemetria aos visitantes da feira. O sistema fornece ao agricultor informações em tempo real sobre taxas de aplicação em plantio, pulverização e desempenho de produtividade no campo.

Para adquirir os ingressos e acessar mais informações sobre a Digital Agro, acesse o site www.digitalagro.com.br.

Fonte:Globo Rural

Comentários

Postagens mais visitadas