Pecuária com tecnologia fica mais eficiente
Cresce a aposta no uso da informática e da internet para melhorar os negócios.
Na palma da mão, o criador recebe as imagens do gado. Cotações e consultas pelo celular viraram rotina. Ele ganhou tempo e precisão. Ele filma o gado para mandar as imagens para compradores interessados. Da mesma forma, escolhe um novo rebanho para engordar no sistema semi-confinado.
Ele diz que essas facilidades ajudaram a reduzir os custos e melhoraram a logística e os negócios. Nem mais em banco é preciso ir.
Pecuária com tecnologia fica mais eficiente
Nosso Campo – TV TEM
O Nosso Campo também visitou outra propriedade que trabalha com diferentes sistemas de automação. Só assim é possível fazer o controle de quase três mil cabeças de gado para engorda.
Os animais passam 100 dias no confinamento. Os donos dos bois monitoram à distância. É uma forma de acompanhar o investimento. As diárias variam de R$ 7 a R$ 11. Há animais confinados com diversos pesos e, por isso, a alimentação não é igual em todas as baias. É aí que a ajuda da tecnologia vem fazendo toda a diferença.
No trator, um computador coordena exatamente as misturas e quantidades de ração depositadas nos cochos. Quando o animal usa o bebedouro, ele já é identificado pelo chip implantado na orelha. A balança instalada no local já faz a pesagem. O equipamento também permite informar quantas vezes o boi bebe água por dia. Todas as informações vão para o sistema da fazenda.
O pecuarista José Roberto Ribas Filho diz que a tecnologia serve para mostrar a curva de ganho e o melhor ponto de abate. No escritório da fazenda, os dados do dia aparecem nos gráficos. Se alguma falha no manejo for identificada, o trato já muda no dia seguinte. Assim, a tecnologia ajuda a garantir uma maior rentabilidade.
Fonte: G1 (https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2018/09/02/pecuaria-com-tecnologia-fica-mais-eficiente.ghtml)
Comentários
Postar um comentário