Alternativas para Pesagem de bovinos: saiba quais são os principais métodos que ajudam no controle dos rebanho

Nas atividades pecuárias os produtores rurais ainda utilizam a visão treinada para realizar a pesagem dos animais, hesitando em realizar a pesagem do rebanho com métodos de precisão. Alguns simplesmente acreditam que não existem vantagens em levar os animais para o curral somente para pesá-los.
Além de ser uma importante ferramenta de controle, a pesagem é um dado primordial e necessário em todas as fases da criação.

Na realização da pesagem do animal, além de avaliar o ganho de peso, é possível ao produtor, dentre outros:
  • mensurar o potencial de produção da pastagem,
  • mensurar o índice de desenvolvimento do animal
  • levantar os indicadores econômicos do rebanho
  • realizar a seleção para melhoramento genético.

Nesse texto você irá aprender todas as vantagens relacionadas à pesagem do gado vivo na fazenda e quais são as principais alternativas para esse método:
  • Vantagens da pesagem de bovinos
  • Aplicativo para pesagem de bovinos
  • Balança de bovinos
  • Fitas de pesagem de bovinos


Vantagens da pesagem de bovinos


Estar ciente da evolução do ganho de peso do rebanho de forma rápida é algo imprescindível para a tomada de decisões.

Um animal que não ganha peso de forma adequada pode ser facilmente identificado durante o processo de pesagem, possibilitando a mudança da dieta do animal de acordo com metas pré-estabelecidas pelo produtor.

As vantagens dessa prática incluem ainda:

Lucratividade para o produtor rural

Uma das práticas de manejo na pecuária bovina que pode gerar informações importantes para garantir um ganho proporcional com os rebanhos é a pesagem dos animais.


Avaliação da performance do animal

Com o sistema de pesagem, o produtor pode avaliar e produzir dados detalhados sobre a evolução do ganho de peso do rebanho, o que possibilita a identificação dos animais com melhor performance.

Com esses dados o produtor também poderá investigar os resultados desse animal e otimizar a genética e a nutrição.


Determinação do tempo de abate

Uma das principais vantagens do constante acompanhamento do peso do animal é conseguir identificar o momento certo para o abate. Um animal que apresenta bom desempenho e bom ganho de peso, por exemplo, pode ficar por mais tempo no confinamento.

Outro exemplo útil para os produtores é o caso de bois que apresentam baixos índices de ganho de peso.

Esses podem ser levados diretamente para o abate, evitando que o pecuarista tenha maiores custos com a alimentação e o confinamento com um animal que não apresenta um desempenho satisfatório.


Aplicativo para pesagem de bovinos

A maioria dos pecuaristas brasileiros ainda utiliza de métodos pouco tecnológicos para a pesagem do gado. Um percentual muito baixo dos empreendimentos agrícolas têm balanças no curral, o que significa que os produtores utilizam, na maioria dos casos, o “olho treinado” para pesar o gado na hora de uma venda ou negociação.

Além dos aspectos relacionados ao alto investimento necessário para obtenção de equipamentos de pesagem, o processo de trazer o gado até o curral somente para pesá-lo pode trazer transtornos tanto para o animal quanto para as pessoas que executam o processo de pesagem.

Pensando nisso, a AgTech húngara Agroninja desenvolveu um aplicativo de smartphone que possibilita a pesagem do gado simplesmente tirando uma foto.




O aplicativo foi projetado para possibilitar que o criador mensure de forma precisa o peso do animal, economizando os custos de operação e reduzindo os transtornos causados ao animal durante a pesagem convencional.

A tecnologia é conectada diretamente a um sistema de análise de dados que consegue identificar fotografias tiradas a menos de seis metros de distância. O mais surpreendente é que todas as leituras são feitas com aproximadamente 95% de precisão na pesagem.

Além disso, o aplicativo leva em consideração outros fatores importantes para a identificação individual do animal como, a raça, o sexo e a aparência.

O Tecnologia é parceiro da startup húngara. As operações do aplicativo no Brasil começam ainda no final deste ano. Ficou interessado? Fale conosco!


Balança de bovinos

Para um país como o Brasil, um dos maiores produtores de gado do mundo, dispor de tecnologia no campo é cada vez mais fundamental para o aumento da produtividade, otimização dos processos e redução de custos.

Nesse contexto, a utilização da balança como um método de pesagem é uma medida para a introdução de tecnologia na propriedade, tendo em vista que muitos produtores ainda não possuem balanças ou troncos de contenção na fazenda.





A aquisição de uma balança mecânica, além de representar um bom investimento, já que apresenta longa vida útil e baixo custo de manutenção, permite ao pecuarista o maior controle sobre o seu rebanho e sobre a gestão da fazenda.

O equipamento não serve apenas para pesar o gado no momento da venda. Outras utilidades de se ter uma balança na propriedade são:
  • Conferir o peso de vacas e novilhas para inseminação artificial
  • Controlar o ganho de peso individual do gado
  • Controlar o peso de bezerros ao nascer e na desmama
  • Conferir o peso do bovino para cálculo de dosagem de medicamentos
  • Pesagem para cálculo de rações


Fitas de pesagem de bovinos

Apesar de ser um bom investimento, grande parte das propriedades rurais não possuem acesso a uma balança de pesagem de bovinos e nem usam de outras tecnologias, como o aplicativo para pesagem bovina.

Para tê-las, o produtor precisa realizar um investimento considerável (em torno de R$ 10.000,00 à R$ 20.000,00 um equipamento), o que pode inviabilizar a aquisição do equipamento, principalmente no caso de pequenas e médias propriedades.

Porém, é possível que o criador estime o peso dos animais por meio da utilização de fita métrica, uma alternativa que utiliza as medidas corporais para estimar o peso.

O método de fitas consiste no seguinte procedimento: Com o auxílio de uma fita métrica, é realizada a medida do perímetro torácico do animal, ou seja, o “suvaco” da frente. A fita é colocada em torno do peito e a medida é feita.

Com a medida feita, o cálculo é realizado da seguinte forma: Cada centímetro equivale a 2,8kg, multiplica-se o valor da medida da fita por 2,8 e o resultado dessa conta é o peso do animal em quilogramas.




Por exemplo: Um boi que tem 200 centímetros de perímetro torácico terá 560 kg. ASave conta fica 200 cm x 2,8 kg/cm = 616 kg

  • Para o procedimento, é necessário atenção em alguns pontos:
  • Realizar o procedimento em uma superfície plana.
  • Não deixar a fita dobrada ou torcida no processo.
  • Não apertar excessivamente e nem deixar muito frouxa, é interessante que a medida seja feita sempre pela mesma pessoa, de forma a manter um padrão.
  • Deixe o animal sempre apoiado nas quatro patas.

Para que a conta seja ainda mais precisa, é importante que os animais tenham peso acima de 150kg. Com isso, usar a fita para medir gados de baixo peso, provavelmente não será tão preciso.

São diferentes os métodos, mas é o controle do peso do gado se mostra um procedimento que ajuda nos resultados do produtor rural.

Comentários

  1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


    Gir Leiteiro


    ResponderExcluir
  2. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


    Gir Leiteiro


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas