Após anos de abandono, nova balança de pesagem é instalada na BR-282 em Maravilha, SC


Foto: Ederson Abi/WH Comunicações

A BR-282 tem nova balança de fiscalização. A empresa Consórcio Umo-BR, de Belo Horizonte, vencedora da licitação, iniciou a instalação de um novo equipamento de pesagem de cargas para fiscalização de excesso de peso, nas proximidades da base operacional da PRF, em Maravilha. O trabalho no local começou na segunda-feira (24) e segue durante a semana, com colocação da balança e instalação de dispositivos elétricos. A balança é móvel.

O processo de instalação de um novo sistema é realizado após anos de muitos problemas. A balança está paralisada, fora de operação, há pelo menos quatro anos. Antes disso, o trabalho era executado entre períodos de paralisação e problemas técnicos. Por duas vezes, a primeira em 2016, a Justiça, pelo juiz federal de São Miguel do Oeste, Márcio Engellmann, concedeu limitar para resolução do problema, estipulando prazo de seis meses para o conserto. A última limitar foi expedida em julho de 2018.

Diferente do que existia, a nova estrutura é uma balança móvel, com uma tecnologia e infraestrutura diferente. O equipamento no chão estará ligado a um sistema dentro de um caminhão, que será a base operacional. Quatro trabalhadores devem ficar no local operando o equipamento das 7h às 17h, mas poderá atuar no fim de semana e em outros horários alternados.
Após instalada, a nova balança vai operar por 30 dias em formato de orientação para os motoristas. Depois, inicia o período de punição, caso haja irregularidade no peso dos veículos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após período educativo, caminhões com excesso de carga são multados na balança móvel do DNIT na BR-116 em Caratinga