sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Conheça 7 benefícios da pesagem em processos industriais


O mercado oferece diversos modelos de balanças para pesagem em processos industriais. Cada tipo objetiva atender as especificidades da indústria: fabricantes de medicamentos, produtos alimentícios, higiene e limpeza, bebidas, entre outros.

Existe uma forte tendência de automação da pesagem em processos industriais a fim de obter um controle mais efetivo sobre embalagem ou envasamento de produtos e as cargas transportadas.
Equipamentos eletrônicos conferem mais precisão à pesagem, além das diversas funcionalidades que possuem.


Pesagem em processos industriais

Quando todos os cálculos de pesagem em processos industriais são automáticos, o risco de erro é mínimo e existe ainda ganho de tempo, já que os procedimentos não serão executados manualmente por operadores.

Balanças eletrônicas (bancada ou plataforma de piso), sistemas de ensacamento, carregamento a granel, big bag, balanças suspensas são alguns exemplos de balanças para processo industrial.

As empresas desse segmento entregam soluções customizadas, ou seja, adequadas às necessidades de cada empresa.

O sistema de pesagem em processo industrial evita prejuízos como, por exemplo, a perda de um lote inteiro porque os materiais não possuem o peso nem a quantidade corretos.

Portanto, além de garantir a pesagem correta, o sistema automatizado ainda emite alertas relativos a alguma desconformidade ao longo do processo, o que possibilita a correção de falhas com mais rapidez.

Uma ferramenta que pode ser bastante útil à otimização da pesagem em processo industrial é o Sistema de Informação para Gestão de Projetos (PMIS), que possibilita a elaboração de estimativas, análise e controle de riscos em operações empresariais.

Benefícios da pesagem em processos industriais

A pesagem em processos industriais é de suma importância para o controle de produção, gestão de estoque, logística (armazenagem e transporte de carga) e atendimento à demanda de mercado.

A falta de conformidade na pesagem de produtos, ao longo da cadeia produtiva, pode acarretar em muitos problemas para a empresa.

Portanto, investir em equipamentos de ponta para otimizar a pesagem em processos industriais é muito mais vantajoso para os negócios.


  • Controle de produção: a pesagem em processos industriais proporcionar maior controle de produção, evitando o retrabalho e o desperdício de matéria prima e insumos. A formação de preços implica em calcular com exatidão, por exemplo, a quantidade necessária de matéria prima para fabricar determinado produto. Erros na pesagem distorcem os cálculos de produção.
  • Gestão de estoque: falhas da pesagem em processos industriais afetam a gestão de estoque. A empresa compra uma quantidade x de determinada matéria prima para produzir uma quantidade y de um produto. Se o consumo for maior para produzir a quantidade de produtos programa, faltará material no estoque. No sentido contrário, produtos com peso abaixo da medida ideal, resultam em sobras no estoque.
  • Redução de custos operacionais: dimensionar corretamente o custo operacional da empresa é essencial para atingir o ponto de equilíbrio, entre receita e despesa. Para isso, a pesagem em processos industriais deve ser controlada com absoluta precisão, para não elevar os custos com desperdícios ou atrasos na entrega aos clientes por erro de cálculo de matérias primais e insumos ao longo da cadeia produtiva.
  • Otimização de processos: existem sistemas de pesagem industrial que possibilita a identificação de materiais com códigos de barras. Nas etiquetas são impressas os dados relativos ao material, ordem, lote, pesagem e a colocação do código de barras, o que garante mais segurança e agilidade nas etapas seguintes.
  • Gestão de logística: custos de transporte são calculados também com base no peso da carga. Daí a necessidade de balanças para processo industrial, na linha de produção, armazenagem e transporte. A pesagem correta é importante para dimensionar custos de logística, uma vez que o frete pode ficar mais caro devido ao excesso de carga. Uma solução são as balanças rodoviárias, que podem ser instaladas em pátios de armazenagem.
  • Satisfação do cliente: disparidades entre o peso informado na embalagem e o peso real do produto causam insatisfação, devolução, reclamações e até mudança de marca. Tudo isso, resulta em prejuízos financeiros à empresa. Quando a pesagem em processo industrial é precisa, não existe esse tipo de problema.
  • Conformidade legal: a empresa deve ficar atenta à legislação e normas técnicas com relação ao peso de produtos. O transporte de carga é regulado e fiscalizado.Um dos itens do laudo de carga é justamente o peso total transportado. O excesso de carga pode gerar multas, aplicadas pela fiscalização estadual ou federal, em rodovias.

Órgãos como o Inmetro fiscalizam, por amostragem, pesos e medidas de produtos entregues ao consumidor.

Desconformidades mancham a imagem da empresa, fora os custos de adequação e as penalidades impostas pela lei.

Há vários benefícios da pesagem industrial. Mas é importante escolher soluções tecnológicas mais apropriadas ao negócio.

O sistema que funciona para uma empresa pode não ser o ideal para outra. A automação de processos, sem dúvida, reduz a probabilidade de erros.


Fonte: Noves Engenharia (https://www.novesengenharia.com.br/pesagem-em-processos-industriais/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário