Projeto do DER quer implantar 14 pontos de pesagem em rodovias do DF
Audiência pública quer opiniões sobre o projeto que também prevê a criação de dois pátios para apreensão de veículos
Projeto pretende aumentar a fiscalização e multar motoristas de caminhões trafegando com excesso de peso.
Uma audiência pública nesta segunda-feira (11/2) vai permitir que a população possa opinar sobre o projeto do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que prevê a implementação de uma série de inovações, entre as quais, a implementação de 14 novos pontos de pesagem de caminhões nas rodovias que cortam o Distrito Federal.
Segundo o superintendente de trânsito, Elcy Ozório, os novos pontos são pesagens que não requerem redução de velocidade. A ideia é que funcionem como as marcas no chão usadas pelos pardais. “Uma vez que o veículo com excesso de peso passe ali, o equipamento avisa às equipes em terra que irão abordar o motorista e conduzi-lo a uma balança de precisão. Se de fato houver sobrepeso, ali mesmo é lavrado o auto de infração (multa)”, explica Elcy.
O sobrepeso é, segundo ele, um grave problema à qualidade das vias. “Quando você aumenta a carga do caminhão, você deteriora o pavimento numa velocidade muito maior. Se os caminhões rodam com peso excedente, a vida útil do pavimento diminui exponencialmente e aí começam a abrir trincas, o solo afunda e por aí vai”.
Outra proposta é a criação de dois pátios para recolhimento de veículos. Hoje, o órgão usa o espaço do Departamento de Trânsito (Detran-DF), localizado na Asa Norte. “Lá já não há espaço para veículos grandes. Com os novos pátios, caminhões apreendidos poderão ser colocados lá. Além disso, quando multarmos alguém por sobrepeso, o veículo será levado ao pátio onde vai aguardar o transbordo, isto é, esperar que outro caminhão seja enviado para levar a carga sobressalente”, afirma o superintendente.
Atualmente, quem é flagrado trafegando com excesso de peso é apenas multado, uma vez que não há espaço para manter o veículo apreendido. Caso o projeto seja aprovado, os novos pátios ficarão em Samambaia e na região do Colorado, próximo à Torre de TV Digital.
Além disso, o DER também quer instalar painéis para geração de energia fotovoltaica (solar). “Alguns veículos apreendidos são de alto valor e precisam de cobertura para não ficar ao relento. A ideia é que no teto dessas coberturas sejam instalados painéis solares que gerariam energia suficiente para todos os distritos do DER além dos nossos semáforos”, garante.
Ainda não há datas para execução, mas a expectativa do DER é de que ainda neste ano comece a implementação dos pátios. O primeiro a ser inaugurado deve ser o de Samambaia.
Local: Auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) – Edifício Sede, lote A, SAM.
foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press |
Projeto pretende aumentar a fiscalização e multar motoristas de caminhões trafegando com excesso de peso.
Uma audiência pública nesta segunda-feira (11/2) vai permitir que a população possa opinar sobre o projeto do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que prevê a implementação de uma série de inovações, entre as quais, a implementação de 14 novos pontos de pesagem de caminhões nas rodovias que cortam o Distrito Federal.
Segundo o superintendente de trânsito, Elcy Ozório, os novos pontos são pesagens que não requerem redução de velocidade. A ideia é que funcionem como as marcas no chão usadas pelos pardais. “Uma vez que o veículo com excesso de peso passe ali, o equipamento avisa às equipes em terra que irão abordar o motorista e conduzi-lo a uma balança de precisão. Se de fato houver sobrepeso, ali mesmo é lavrado o auto de infração (multa)”, explica Elcy.
O sobrepeso é, segundo ele, um grave problema à qualidade das vias. “Quando você aumenta a carga do caminhão, você deteriora o pavimento numa velocidade muito maior. Se os caminhões rodam com peso excedente, a vida útil do pavimento diminui exponencialmente e aí começam a abrir trincas, o solo afunda e por aí vai”.
Outra proposta é a criação de dois pátios para recolhimento de veículos. Hoje, o órgão usa o espaço do Departamento de Trânsito (Detran-DF), localizado na Asa Norte. “Lá já não há espaço para veículos grandes. Com os novos pátios, caminhões apreendidos poderão ser colocados lá. Além disso, quando multarmos alguém por sobrepeso, o veículo será levado ao pátio onde vai aguardar o transbordo, isto é, esperar que outro caminhão seja enviado para levar a carga sobressalente”, afirma o superintendente.
Atualmente, quem é flagrado trafegando com excesso de peso é apenas multado, uma vez que não há espaço para manter o veículo apreendido. Caso o projeto seja aprovado, os novos pátios ficarão em Samambaia e na região do Colorado, próximo à Torre de TV Digital.
Além disso, o DER também quer instalar painéis para geração de energia fotovoltaica (solar). “Alguns veículos apreendidos são de alto valor e precisam de cobertura para não ficar ao relento. A ideia é que no teto dessas coberturas sejam instalados painéis solares que gerariam energia suficiente para todos os distritos do DER além dos nossos semáforos”, garante.
Concessão
A execução de todo o trabalho ficará a cargo de empresas privadas aprovadas em chamamento do governo. As empresas Herman Barbosa Advogados, BF Capital, UMA Automação, VIP Gestão e Logística e Fiscaltech ficaram encarregadas dos estudos e desenvolvimento do projeto.Ainda não há datas para execução, mas a expectativa do DER é de que ainda neste ano comece a implementação dos pátios. O primeiro a ser inaugurado deve ser o de Samambaia.
Serviço
A audiência ocorre nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro a partir das 10 horas.Local: Auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) – Edifício Sede, lote A, SAM.
Justo o que eu procurava sobre energia fotovoltaica como funciona
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