Controle da nutrição é imprescindível para criação de gado de corte e gado de leite

Ausência de monitoramento da ração animal afeta diretamente a qualidade e quantidade da produção de carne e leite

A qualidade e quantidade da produção de carne e leite estão diretamente relacionadas à nutrição animal. A dieta oferecida define a constituição da vaca leiteira e do gado de corte, interferindo na composição nutricional dos animais e, consequentemente, nos produtos que serão oferecidos para o mercado consumidor.
 
Por isso, é de grande importância o acompanhamento e a realização de ajustes constantes na dieta dos animais, em relação à adequação necessária dos nutrientes que precisam ser oferecidos para eles, de acordo com cada fase da criação. Afinal, para produzir carne e leite com os padrões nutricionais ideais, o animal precisa de uma alimentação equilibrada, com as proporções corretas de sais minerais, vitaminas, proteínas e calorias.

Para realizar este tipo de controle é necessário que o pecuarista tenha equipamentos de análise nutricional do tipo NIR em sua fazenda, que permite aferir todos os parâmetros da ração animal oferecida, a fim de garantir a qualidade da produção com a formulação da dieta de forma específica e equilibrada, além de reduzir desperdícios durante a produção, já que a nutrição corresponde a cerca de 70% dos custos de produção, em média.

Cabe destacar que somente o monitoramento periódico pode garantir uma maior segurança na atividade, permitindo que os bovinos possam atingir o máximo de suas qualidades genéticas durante o seu desenvolvimento no campo.

Comentários

Postagens mais visitadas