Entenda o funcionamento e as aplicações da tecnologia NIR

Saiba o que é, as formas de uso e os principais benefícios para o seu negócio


A tecnologia NIR (Near-Infrared Spectroscopy) significa “Espectroscopia no Infravermelho Próximo” e é utilizada para realizar não só a análise nutricional de alimentos, como também de amostras orgânicas e algumas inorgânicas.

Seu funcionamento se dá por meio do método de emissão de radiação eletromagnética, que permite aferir os parâmetros qualitativos de uma amostra. Com o uso desta tecnologia é possível mensurar a composição de rações, forragens, silagens, grãos, esterco, dentre outros.

O principal benefício é a redução de custos ao produtor rural, já que o uso do NIR garante o monitoramento correto das quantidades de nutrientes/insumos, seja na alimentação dos animais ou na própria rotina da produção agrícola.

De acordo com Carlos Regattieri, gerente de produto da linha NIR, a tecnologia proporciona grande precisão, quando comparada às análises laboratoriais, porém com muito mais vantagens e diferenciais significativos. “O uso de aparelhos NIR permite o diagnóstico remoto de problemas e a introdução de serviços automatizados na propriedade, gerando dados históricos de desempenho,  com possibilidade de controle da versão de curvas de calibração, software e firmware para uma melhor previsão dos parâmetros, reduzindo significativamente o tempo para a solução de problemas e contribuindo para a tomada de decisões mais rápidas”, destaca o profissional.

Atualmente, equipamentos com a tecnologia NIR já estão sendo comercializados em todo o território nacional pela marca Weightech Agro, que é representante exclusiva dos modelos desenvolvidos pela empresa italiana Dinamica Generale, líder mundial em soluções tecnológicas para o agronegócio.
 
Existem três modelos que estão disponíveis no Brasil, para auxiliar os fazendeiros em seus negócios. São eles: o X-NIR, o AgriNIR e o EvoNIR – todos com tecnologia patenteada. Os aparelhos possuem sistemas desenvolvidos especialmente para a gestão da nutrição animal e agricultura de precisão, visando a melhoria de índices de produtividade e qualidade no campo.

Caso você tenha interesse em adquirir equipamentos com a tecnologia NIR ou gostaria de esclarecer dúvidas, entre em contato por telefone – (11) 99732-1213 – ou por e-mail – carlos.regattieri@weightech.com.br – com a nossa equipe comercial, que poderá lhe auxiliar

Comentários

Postagens mais visitadas