Fazendas inteligentes: o futuro do agronegócio

Avanço e democratização de tecnologias para a gestão das atividades rurais surgem como tendência de mercado e diferencial competitivo na produção agrícola
 

O agronegócio está passando por uma grande revolução tecnológica. A era digital desembarca no campo trazendo novos equipamentos, com diversos recursos inovadores, para ajudar o produtor rural a produzir mais e melhor. Junto à isto, chega também o conceito de fazenda inteligente, no qual a tecnologia da informação e da comunicação passam a ser fundamentais para a gestão das rotinas nas propriedades, automatizando processos, analisando e armazenando dados, permitindo ainda a consolidação de históricos e a realização de projeções, proporcionando mais eficiência, rapidez e expansão para o setor.

Dentre as principais inovações estão o uso de drones, câmeras inteligentes, sensores, máquinas automatizadas e analisadores, que permitem a execução das atividades de forma prática e remota, com a coleta de informações totalmente digitais e instantâneas, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.

Dentro do conceito de fazenda inteligente, a marca Weightech Agro, divisão da Weightech Brasil que é focada no agronegócio, disponibiliza para o produtor brasileiro diversas opções de equipamentos que combinam sistemas de pesagem, sensores para conexão, analisadores NIR e softwares em nuvem para uma gestão completa, de ponta a ponta do negócio. Estas soluções proporcionam a automatização dos processos e a redução de custos, podendo ser utilizadas em fábricas de ração animal, colheitadeiras, silagem, tanques de esterco e até na produção de biogás, dentre outras aplicações.

Vale destacar ainda que melhorias no processo de produção com a aplicação de tecnologias de ponta traz grandes resultados na lucratividade do negócio como um todo, já que a implementação destes equipamentos na propriedade dão a oportunidade de melhorar os índices de desempenho em pontos que ainda eram desconhecidos pelo produtor. Por isto, a implementação do conceito de fazenda inteligente representa o futuro do agronegócio, já que traz diferenciais competitivos importantes, como maior rentabilidade e ampliação da quantidade e qualidade das entregas de produtos para o mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas