Agricultura de precisão deve movimentar 20,8 bilhões de dólares em 2026

Previsão é que o setor passará por um grande “boom” de crescimento com a ampliação do uso das novas tecnologias e a internet das coisas no campo


De acordo com a conceituada consultoria internacional Market and Markets, o mercado de agricultura de precisão deve movimentar cerca de 20,8 bilhões de dólares no mundo, em 2026. Para chegar nesta previsão, a consultoria considerou a disseminação do uso de sensores, equipamentos de automação, softwares de inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) no agronegócio.

Com um ritmo de crescimento médio de 10,1% ao ano, o estudo aponta que o setor passará por um grande “boom” de desenvolvimento com a ampliação do uso das novas tecnologias e a internet das coisas no campo. Este aumento significativo já vinha ocorrendo no segmento, mas foi em razão da pandemia da Covid-19, que os produtores do mundo todo passaram ver a necessidade e, principalmente, a urgência da transformação do campo em um ambiente mais digitalizado e conectado.

Outro ponto importante considerado neste movimento de transformação digital do campo é que a agricultura de precisão permite uma gestão muito mais precisa do uso dos insumos agrícolas nos processos, aumentando a lucratividade (com a otimização dos recursos) e reduzindo os impactos ambientais - dois pontos que são fundamentais para o sucesso dos negócios nos dias atuais.

Para tratar deste tema tão relevante no cenário do agronegócio mundial e nacional, a Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) promoveu o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, que aconteceu no mês de agosto deste ano, ao longo de três dias (9,10 e 11), no espaço da Expo D. Pedro, em Campinas (SP). O evento, que foi o maior do segmento no Brasil, contou com uma extensa programação, além de uma feira de produtos e serviços.

Para acompanhar as palestras, debates e demais atividades sobre o segmento, alguns dos profissionais da Weightech Agro e da Weightech Brasil também marcaram presença e prestigiaram o congresso. Na ocasião estiveram reunidos cerca de 600 participantes, dentre profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos e produtores rurais envolvidos com a agricultura de precisão e digital.

Ao longo do evento, muitos trabalhos técnicos foram apresentados e demonstraram que a agricultura de precisão tem se desenvolvido muito no país e em ritmo mais acelerado, tendo ainda um amplo espaço para melhoria e expansão.

Para conferir mais detalhes e todas as fotos sobre a participação das duas empresas no evento, acesse nossas redes sociais e a seção “Destaques” em nosso Instagram!

Comentários

Postagens mais visitadas