Agrotechs trazem revolução para o agronegócio brasileiro

Cresce o número de startups que fornecem soluções estratégicas e específicas para o agro no país, promovendo inovação e tecnologia no campo

O agronegócio não para de crescer no Brasil. Atualmente, o país já é um dos maiores produtores e exportadores de grãos e carnes do mundo. Isto também o torna responsável por alimentar, aproximadamente, 800 milhões de pessoas no planeta, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Um volume que só deve aumentar nos próximos anos, segundo apontam os principais analistas do mercado.

É neste contexto de grande efervescência do agronegócio que não param de surgir as agrotechs, também chamadas de agtechs e agritechs. Tratam-se de startups especializadas no desenvolvimento de inovações e tecnologias para o campo e, por isso, têm sido as grandes responsáveis por trazer transformações significativas na produção agrícola.

DADOS SOBRE AS AGROTECHS NO BRASIL

Segundo dados do governo brasileiro, em 2010, existiam 76 agrotechs. Dez anos depois, em 2020, este número subiu para 366. E, agora, em 2022,  há 1.574 agtechs no mercado com foco no desenvolvimento de soluções para o setor agrícola, ou seja, houve um aumento de 20 vezes em apenas 12 anos. Atualmente, cerca de 90% das agrotechs estão situadas nas regiões Sudeste (62,5%) e Sul (25,2%) do país, segundo o estudo “Radar Agtech Brasil 2020/2021”, mapeamento produzido pela Embrapa. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

A tecnologia no campo se consolida cada vez mais como um caminho sem volta e necessário para se manter competitivo e rentável nos negócios. Por isso, a grande importância e a necessidade das agrotechs no país, como empresas provedoras de soluções inovadoras para o setor, tais como: ferramentas de mensuração e automação, Big Data em nuvem e inteligência artificial. 

A transformação digital chega no agronegócio como uma oportunidade para que os produtores possam se diferenciar de seus concorrentes, em termos de produtividade e rentabilidade, obtendo o máximo de rendimento possível em seus negócios, com a redução dos desperdícios de recursos e matérias-primas, minimizando ainda os impactos ao meio ambiente. Além disso, o uso da tecnologia permite a captação de dados em tempo real, bem como o monitoramento de forma remota, tornando a tomada de decisões muito mais ágil e assertiva.

SOBRE A WEIGHTECH AGRO

A Weightech Agro é uma agrotech, que foi lançada em 2020 pela Weightech Brasil, como uma divisão do seu negócio, que é totalmente voltada para a comercialização de soluções de alta tecnologia para a gestão de fazendas inteligentes, que incluem analisadores, sensores e softwares.


Comentários

Postagens mais visitadas